JOJO RABBIT E A INVASÃO DO CONGRESSO

Laressa Alkmim
5 min readJan 13, 2023

--

A ARTE CINEMATOGRÁFICA NOS AJUDA A ENTENDER O QUE A IMATURIDADE EMOCIONAL PROVOCA NA SOCIEDADE

Cartaz do filme

Jojo Rabbit é um filme de 2020, gênero Comédia/Drama/Guerra dirigito por Taika Waititi que retrata um garoto alemão solitário que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. Ajudado apenas por seu amigo imaginário, Adolf Hitler, Jojo deve enfrentar seu nacionalismo cego enquanto a Segunda Guerra Mundial prossegue. Uma sátira sobre a Segunda Guerra Mundial e a alienação.

No inicio do filme vemos que Jojo é um garoto solitário, seu pai está ausente. Ele encontra na figura de Hitler o seu idolo e melhor amigo. Devemos ver que Jojo é a representação do sentimento de abandono, de solidão, de vazio e de imaturidade que pode acompanhar as pessoas durante toda a vida, inclusive depois de adultos. Jojo quer mais do que tudo ser valorizado, fazer parte de um grupo, fazer parte de algo maior.

Cenas iniciais do filme

Para preencher o vazio das pessoas que buscam um herói, esse herói precisa de um arqui-inimigo, ou vários. Quanto mais o inimigo é horrível, maior o herói se torna. Assim as ideias absurdas sobre o judeus foram espalhadas. Não só sobre os judeus, mas também sobre os comunistas, homossexuais, etc. Acho que para se tornar quase um deus o numero de inimigos do Fuhrer se resumia a todos que não fossem arianos. O que eu pessoalmente acho engraçado é que o próprio Hitler não era loiro de olhos claros, e ninguém falava nada sobre isso, a hipocrisia é muito forte no clube dos imaturos, já que é necessária maturidade para encarar as imperfeições nossa e dos outros.

Cena do acampamento hitlerista do filme

A personagem Fraulein Rahm interpretada por Rebel Wilson, ela é a instrutora da Liga das Garotas Alemãs no acampamento da juventude Hitlerista. Pouco se sabe sobre sua infância, no entanto, ela afirma que sua irmã teve um relacionamento incestuoso com seu tio. Ela também afirma que isso foi causado por um judeu que a hipnotizou. Ela também afirma que teve 11 filhos para a guerra. Ela passa a maior parte do tempo contando histórias ridiculas que acredita serem verdade.

Após o suicídio de Hitler, todos os países se aproximaram da Alemanha, fazendo com que todos revidassem. Fraulein Rahm prendeu uma granada a um menino e disse-lhe para ir abraçar um soldado americano e deu uma arma a outro menino e disse-lhe para atirar em qualquer um que não se parecesse com eles. Quando ela viu Jojo, ela deu a ele uma jaqueta para mostrar que ele estava do lado alemão e não levar um tiro (o que nesse caso iria sair exatamente o contrário, já que os alemães estavam levando mais tiros). Fraulein Rahm então pegou uma arma e correu em direção ao inimigo. De repente, ocorreu uma explosão que provavelmente matou Fraulein Rahm.

Essa personagem nos ajuda a entender como senhoras que acreditavamos ser sabias por sua idade acabam demonstranto completa falta de autocontrole e crenças feitas apenas de coisas que ouviram dizer. Como é fragil a mentalidade do ser humano, e como a arte pode nos mostrar isso do modo menos doloroso possível.

Fraulein Rahm, persongem do filme.
Senhora participando da invasão ao congresso brasileiro

O ponto central do filme está no processo de conhecimento que a realidade traz para Jojo quando ele pode ter contato com uma garota judia, ele descobre que ela é tão humana e tão interessante que acaba se apaixonando por ela. O quanto o preconceito nos impede de viver e de nos apaixonar por pessoas e por coisas que julgamos antes de conhecer é uma perda incalculável.

Imagem que representa o muro entre Jojo e a garota judia

Uma coisa muito bem retratada no livro é que os regimes totalitaristas não gostam muito que as pessoas leiam e tenham ideias diferentes do que eles dizem ser o certo. E sejamos honestos, as pessoas que não são curiosas tem uma enorme preguiça de descobrirem as coisas por si mesmas, tem medo de decidir e errar. Por isso se alguém vem e diz: vou decidir por você, vou dizer tudo o que você precisa saber, a sua vida vai ser confortável e feliz.

Não me admira que eles aceitem logo de cara, a imaturidade anda de mãos dadas com o comodismo, porque crescer e amadurecer são processos dolorosos e desconfortáveis. Mas existem os cientistas, os filósofos e os artistas; pessoas que naturalmente querem saber a verdade, mesmo que seja doloroso. É algo como um instinto, morremos por isso se preciso for. A sociedade deveria agradecer muito por esses poucos rebeldes, que não se deixam enganar por nada, nem por ninguém.

Cenas do filme onde os jovens queimam livros
Destroços da invasão ao congresso nacional brasileiro

Caminhando para o final do filme Jojo encontra sua mãe enforcada por traição ao partido nazista, nesse momento Jojo se torna verdadeiramente sozinho, um órfão. O contraste entre o sentimento de solidão e a solidão real é evidente, quando ele passa a vasculhar o lixo a procura de comida. A maturidade emocional nos ajuda a contemplar o nosso vazio, observar a sua dimensão e não se assustar com ele, nós somos seres cheios de vazios, que são preenchidos momentaneamente pelas coisas da vida. Só a maturidade nos ensina o que podemos mudar e o que devemos apenas aprender a lidar da melhor maneira possível. Jojo era um menino solitário que sentia falta do pai, mas ele teve uma mãe da qual não soube aproveitar por estar muito entretido com um amigo imaginário, o Fuhrer. Quando colocamos alguém em um pedestal, esse alguém não pode andar pelo nosso chão.

“Deixe que tudo aconteça a você: Beleza e terror, só continue seu caminho. Nenhum Sentimento dura para Sempre.”

REINER RILKE

Cena do encontro de Jojo com o corpo de sua mãe assassinada

Escrito por: Laressa de Alkmim Oliveira

--

--

Laressa Alkmim
Laressa Alkmim

No responses yet