O que aconteceu com Will Smith explicado por Carl Jung
Carl Jung explica que nosso inconsciente é divido em várias partes, uma delas é a sombra, a parte criada para a guerra, para nos defender do que consideramos uma ameaça.
Quando eu vi que o Will Smith deu um show de violência no Oscar eu automaticamente lembrei do desentendimento dele com o Eminem quando ele ainda era um Rapper e disse ao receber um Grammy que os rappers não precisam falar PALAVRÃO E VIOLêNCIA nas suas letras.
O problema é que o Eminem era o cara do Rap pesado na época que o Will disse isso, então o Eminem respondeu numa música dizendo:
Will Smith don’t gotta cuss in his raps to sell records
Well I do, so fuck him and fuck you too.
Traduzindo: Will Smith não precisa xingar em seus raps pra vender CDs,
mas eu preciso então que se f*da ele e que se f*da você.
Essa música se chama The Real Slim Shady, o alter ego de Eminem, e traduzindo esse nome seria algo como pequeno sombrio. Nada mais obvio que esse alter ego ser a representação da sombra de Eminem, ou seja, ele trouxe para o consciente o que estava inconsciente.
O próprio Carl Jung disse: Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamar isso de destino.
Will Smith não parece ter trazido a sombra dele para um lugar consciente, ele prefere se prender ao estereotipo de cara legal, ser a representação de alguém que sempre escolhe o bem ao invés do mal.
Mal e Bem não existem na realidade, tudo tem uma escala de cinza. O que é mal agora pode ser bom em um outro momento. Assim como as letras de Eminem ofendem muitas pessoas, essas mesmas letras permitem que a sombra das pessoas que estão dispostas a reconhecer seus lados violentos possam se identificar com ele e se expressar de uma forma saudável.
Emimem diz na música The Monster:
I’m friends with the monster that’s under my bed
Get a long with the voices inside of my head
Traduzindo: Sou amigo do monstro que está debaixo da minha cama,
Convivo com as vozes dentro da minha cabeça.
Reconhecer quem somos por completo nos dá a chave para o maior de todos os domínios, o domínio próprio, desse domínio vem todo o sucesso e toda a saúde, porque vamos ser completos.
Eu não acho que o Chris Rock ofendeu a Jada a ponto de provocar aquela reação, não sei se ele vinha ofendendo-a outras vezes. Mas eu tenho certeza que a Sombra do Will recebeu o recado para entrar em ação e como ele não conhece a própria sombra, ela o controlou por completo, como um destino fatídico.
O próprio Will disse no seu discurso como ele foi tomado por uma força defensiva e como o Denzel descreveu isso como o diabo que te pega no seu maior momento. Quando a sombra vê que você se tornou um alvo, no seu maior momento você recebe todos os holofotes, então ela entra em ação para te defender das ameaças, são tantos olhos, que ela deve pensar que você se tornou uma presa requisitada.
Mas quando você reconhece que todos nós temos um Rottweiler escondido esperando para nos defender custe o que custar, você aprende a lidar com ele, alimentá-lo e treiná-lo para atacar na hora certa e do jeito certo.
Por isso eu prefiro as pessoas que falam palavrão, porque elas liberam a energia de suas frustrações de forma não violenta, quem prende toda essa energia, não é uma pessoa melhor, ela só é uma pessoa que vai explodir mais tarde de um jeito inesperado.
Não existe pessoa melhor ou pior, existem pessoas incompletas e ignorantes, mas todos nós estamos tentando ser a nossa melhor versão.