O que os meus sonhos significam?
Uma conversa sobre os nossos sonhos
Olá,
Aposto que você também já se perguntou isso, quando tem um daqueles sonhos estranhos cheios de coisas que não fazem nenhum sentido. Na verdade, acho difícil alguém ter um sonho que seja cheio de sentido e condizente com a realidade. Alguém já chegou para você e disse: ontem eu sonhei que estava indo comprar pão e começou a chover, então eu corri para casa e acordei kkk? Sonho besta esse.
As pessoas geralmente sonham que estão sendo perseguidas por uma anaconda ou tomando chá com o George Bush, talvez passeando com a Angelina Jolie. Algo característico dos sonhos é que pássaros rastejam e macacos tem asas.
O pior é quando você tenta achar o significado do sonho na internet, você tenta achar o que significa sonhar com macaco que tem asas e o que sai no Google é: você quis dizer sonhar com macacos e pássaros. Não senhor Google eu quis dizer macacos com asas. Nem mesmo o Google chegou ao ponto de entender o subconsciente humano.
Existem muitas teorias sobre os sonhos, que são mensagens do além, que são percepções da nossa psique, que são apenas as memórias do dia se alocando nos campos da mente. O que o dicionário diz é que o sonho é um conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. Talvez o sonho seja apenas a mente tentando distrair você enquanto executa a manutenção do corpo durante o sono, como ligar uma televisão enquanto almoça.
Já percebi que quando me sinto acuada por alguma razão tenho sonhos com coisas me perseguindo, se tento ficar mais calma e meditar antes de dormir tenho sonhos mais criativos com coisas que são divertidas. Porém não posso negar que as vezes sonho com pessoas que estão passando por momentos difíceis e elas realmente estão passando por problemas. Quem nunca teve essa conexão estranha?
Talvez seja apenas coincidência. Algo como um Déjà vu (que significa “já visto” em francês) apenas uma sensação de que algo sobrenatural acontece, mas apenas uma sensação. Seriam os sonhos mensagens? Seriam apenas pensamentos?
O que se sabe por certo é que o cérebro é um órgão movido a impulsos elétricos, que funciona em padrões de ondas. Quando estamos acordados, as ondas são de maior frequência e menor amplitude, trocando em miúdos são pequenas e rápidas. Quando estamos dormindo as ondas são grandes e lentas, assim o cérebro passa por estágios para atingir esses estados de onda.
Se você estiver no estado de sono profundo com as ondas mais longas e lentas é muito difícil acordar, algumas pessoas têm problemas para sair desse estado e sofrem até de paralisia do sono. A sensação pode fazer a pessoas ter pesadelos horríveis e ela não consegue se mover até a paralisia passar. Eu já ouvi algumas pessoas contando como demônios entram em seus quartos e tentam os enforcar na cama, aposto que você também já ouviu alguma coisa parecida.
As pessoas que dizem que não sonham também tem uma boa explicação cientifica para isso, na verdade a passagem rápida demais das ondas do sono para as ondas rápidas da vigília pode fazer com que a pessoa esqueça completamente todos os sonhos. Segundo a ciência todos nós sonhamos todas as noites, então se você ou alguém que você conhece não sonharam ontem à noite, isso significa na verdade que você passou de uma onda para outra de forma muito brusca e esqueceu todos os pensamentos que estavam na sua cabeça durante o sonho.
E por último, se você sonhar que está caindo, esse é um sonho muito recorrente, isso acontece por causa do espasmo hípnico, um tipo de descompasso entre a mente e o corpo que gera um alerta para acordar e regular melhor o sono. Nesse caso tome cuidado para não cair da cama kkk.