Porque minhas calças não têm bolsos?

Um passeio pela moda feminina, suas motivações e incômodos.

Photo by Yarden on Unsplash

Olá,

Se tem algo que eu sempre gostei são bolsos. Quem não gosta de ter bolsos?

Eu descobri que não sou só eu que gosto, outras mulheres também querem ter mais bolsos nas calças e vestidos. Outra coisa que me incomoda são as roupas extremamente apertadas e de tamanho menor que o necessário, as chamadas skinny e baby look. Quem não se sente aliviado em poder usar uma boa calça clochard?

Photo by engin akyurt on Unsplash

Pesquisando sobre isso eu descobri que clochard em francês quer dizer vagabundo, então a calça clochard que é frouxa e com bolsos seria uma calça de vagabundo em uma tradução livre. Skinny quer dizer magro, então a calça skinny seria uma calça para magros em uma tradução livre, o que eu concordo plenamente, já que apetar as gordurinhas só torna tudo mais insuportável.

A palavra moda quer dizer o uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir, uma fantasia, gosto, maneira ou modo segundo o qual cada um faz as coisas. A Moda vem do latim modus e significa “modo”, “maneira” e “comportamento”, em francês a palavra é “mode” que quer dizer o uso, hábito ou estilo. Em inglês a palavra é “fashion” remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial. Moda é a ligação entre o vestuário e o período histórico em que vivemos.

Desde a antiguidade a moda reflete a sociedade da época, por exemplo a cor roxa era para os nobres por ser muito difícil de obter. Já a cor azul era para os plebeus porque existia em abundância da substância que era usada para fazer a cor, a urina dos próprios costureiros. Com relação aos bolsos, nos tempos antigos se usava uma pequena bolsinha de couro pendurada na cintura para carregar as moedas.

As roupas das mulheres sempre foram feitas com o intuito de ressaltar a beleza e como as mulheres não precisavam sair de casa e se saíssem sempre estavam acompanhadas de um homem, elas não precisavam de nenhum penduricalho para carregar nada e nem estragar a beleza de seus vestidos cheios de anáguas e espartilhos apertados com barras de ferro.

Resumindo a mulher devia estar vestida para ser bonita e sensual, enquanto os homens deviam ser práticos e imponentes, até porque eles é que saiam de casa para trabalhar. Mas isso mudou na Primeira Guerra Mundial, quando os homens foram para a guerra e as mulheres tiveram que ficar nos postos de trabalho, além de que o luxo dos vestidos era supérfluo para uma época de carência financeira. Então os vestidos passaram a ter menos camadas e os espartilhos foram substituídos por coletes de pano grosso para segurar os seios, mas que permitiam muito mais movimento.

O engraçado é que as mulheres gostaram das roupas mais confortáveis, gostaram tanto que até fundaram uma sociedade de roupas racionais, cujo o lema era: A Sociedade da Vestimenta Racional protesta contra a introdução de qualquer moda de vestuário que deforme a figura, impeça os movimentos do corpo ou de alguma forma prejudique a saúde. Protesta contra o uso de espartilhos justos; de sapatos de salto alto; de saias pesadas, que tornam o exercício saudável quase impossível; e de todas as capas amarradas ou outras vestimentas que impeçam os movimentos dos braços. Protesta contra as crinolinas ou crinoletas de qualquer tipo, por serem feias e deformadoras … [ela] exige que todos estejam vestidos de maneira saudável, confortável e bonita, para buscar o que conduz ao nascimento, conforto e beleza em nossas roupas como um dever para nós mesmos e cada de outros.

Isso mostra o desejo feminino de ter roupas práticas e confortáveis, não somente sensuais e bonitas. O que eu acho é que esse desejo nunca foi ouvido pelos estilistas, na sua maioria homens, que queriam vestir as mulheres do modo como eles a viam, como instrumentos de beleza e sensualidade. Coco Chanel é um exemplo da diferença que pode ser feita na moda quando uma estilista mulher faz roupas para suprir os desejos das mulheres. Chanel revolucionou a moda com os cabelos curtos, vestidos frouxos e retos, saias bem mais curtas do que de costume. Essa mulher de personalidade forte revolucionou a moda dos anos 20 reinventando o guarda-roupa feminino: vestidos sem espartilhos, chapéus sem flores, bolsas acolchoadas, tons neutros (preto, branco e bege).

De fato, os bolsos foram introduzidos nas roupas femininas na época das sufragistas, essas mulheres não lutavam apenas pelo direito ao voto. Tanto é que os casacos femininos com muitos bolsos se chamam casacos tipo sufragista. No entanto a moda não iria mudar assim tão facilmente. O conceito de que as roupas femininas devem acentuar a sensualidade do corpo hoje em dia faz com que elas sejam bem ajustadas no corpo para ressaltar a forma e os bolsos na verdade estragam o visual com o excesso de pano. Por isso, segundo a moda, as mulheres devem usar bolsas. Sem falar que isso rende muito para a indústria das bolsas, é mais vantajoso vender uma calça skinny e uma bolsa do que vender uma calça cargo e nada mais.

Photo by Flaunter on Unsplash

A moda é uma variação tão intolerável do horror que tem de ser mudada de seis em seis meses.

- Oscar Wilde

Todos os vícios, quando estão na moda, passam por virtudes.

- Jean Molière

A moda é o reflexo do pensamento social, uma expressão de arte, mas também um modo de rotular. A moda não deve nos prender, nos rotular ou nos restringir. Que o diga Harry Styles e seu vestido na capa da Vogue, Young Thug e seu vestido na capa de seu álbum de rap, Cara Delevingne usando um smoking para o casamento da princesa Eugenie e Rain Dove a modelo que desfila nas passarelas masculinas e femininas sem problema. Esses são os ícones da MODA SEM GENERO da atualidade. Porque qual o seu sexo, raça ou classe social não tem que ditar o que você pode ou não vestir.

Photo by Mike Von on Unsplash

Brazilian writer looking for an opportunity to improve my skills

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store